24 de janeiro de 2016

O tormento de viver com ansiedade



Olá, mundo!
Ainda que haja muitas brincadeiras e, às vezes, coisas lamentáveis, as redes sociais trazem-nos um lado bastante positivo. 
Estava eu a ver o feed do meu facebook pessoal e encontrei uma ligação que me levou ao texto que vou publicar hoje.

As palavras não são minhas, não fui em quem escrevi. O texto fala dos sentimentos de uma pessoa que convive com a ansiedade.
No blog vou publicar umas partes, mas vou deixar o link do texto completo no fim do post para que possam ler:

"A ansiedade continua a ser, além de ignorada, incompreendida. Assim como a depressão. 

 Quando vives com ansiedade desde a adolescência, as insónias e os ataques de pânico fazem parte da lista dos teus melhores amigos. No entanto, os teus amigos e a tua família não percebem muito bem o que é que isso significa. E é normal, porque ninguém fala no assunto. 
 Sofrer de ansiedade não é ser-se nervosinho, não se soluciona como o “tens de começar a respirar fundo”. A ansiedade vem e nós não percebemos muito bem porquê, nem quando veio afinal.

(...)
fonte
Porque é que quero viver desde sempre com tanta intensidade, tudo, todos os momentos, o agora, o agora, o agora? Devia estar a fazer coisas bonitas pelo mundo, devia estar a criar coisas decentes, mas isto serve para alguma coisa? Eu sirvo para alguma coisa?
(...)

Respirar fundo não resulta, as vossas pessoas precisam falar. Precisam de sentir que estão a viver. A ansiedade pode ser bem canalizada, não torna ninguém menos ou mais capaz. Mas é preciso que se aprenda a viver com ela, que não se torne uma auto destruição.

Com a depressão, ainda pior. Uma pessoa com depressão não é um triste que para aí se arrasta, é alguém que se sente abafado por ele próprio, é alguém que se sente triste sem qualquer explicação. E mesmo assim consegue rir, consegue fazer rir. Mas sente-se um túnel escuro e é um tormento. 
E todos os tormentos são menos pesados quando os que nos são, nos dão a mão."

Gostaram? Espero as vossas opiniões sobre o texto e deixo esta imagem que acaba por ilustrar todas as palavras:
fonte

Like na página: "A Escrita e Eu" no Facebook

Segue no Insta: @jhenifferluiz

5 comentários:

  1. Eu sou uma pessoa muito ansiosa,e sei por experiência própria quantas noites mal dormidas e dias inquietantes aguardam pessoas assim,ultimamente tenho tentado me acalmar bastante porque sinto que isso vêm me afetando muito,mas é difícil quando as pessoas não compreendem o que se passa aqui dentro.
    Acho que temos ser mais compreensivos com as pessoas ansiosas e aprender a ajuda-las e não colocar mais pressão para que parem de ser assim.
    Adorei o texto,obrigada por compartilhar :D
    Beijos ^.^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Jennyfer!
      Poxa, eu te entendo...! Ansiedade é algo que acaba com a gente e saber lidar com ela é bastante difícil.
      Vou procurar compartilhar mais vezes aqui no blog este tipo de textos.

      Um beijo,

      Eliminar
  2. Isso faz parte do séc XXI. Às vezes um sente uma coisa, e o outro ouve diz que sente o mesmo. a familia tem cada vez menos tempo, estao sempre ligados aos telefones e nao perguntam sobre como foi o dia.

    ResponderEliminar
  3. A familia, os amigos, a sociedade contam muito o blog a escrita e eu abordou um assunto muito falado todos os dias e muito pouco resolvido todos os dias.

    ResponderEliminar
  4. Isso faz parte do séc XXI. Às vezes um sente uma coisa, e o outro ouve diz que sente o mesmo. a familia tem cada vez menos tempo, estao sempre ligados aos telefones e nao perguntam sobre como foi o dia.

    ResponderEliminar