4 de fevereiro de 2016

É Carnaval!


Olá,

Estamos em fevereiro, o mês onde se festeja o Carnaval, por isso, quero falar um pouco mais sobre esta festa que cativa muitas pessoas.
O Brasil é conhecido, entre outros motivos, por ser o país do Carnaval em vários sentidos, diga-se de passagem, mas se formos falar disso... , mas vale dizer que hoje em dia não haveria esta grande comemoração se, no passado, não tivéssemos sido influenciados pelas festas que ocorriam na Europa, principalmente em países como Itália e França.

Eu gosto imenso do Carnaval. Máscaras não são o meu forte, mas gosto da folia em si.
No Brasil, ainda que o país todo comemore esta época festiva, há três cidades que se destacam:

  • Recife
O Carnaval de Recife traz uma faceta completamente distinta do que pensamos quando se pensa em Carnaval, ou seja, nada de samba. O frevo reina.
É em Recife que se apresenta o "Galo da Madrugada", o maior bloco carnavalesco do mundo.

o "Galo da Madrugada" já esteve no Guiness Book por diversas vezes; fonte
  • Rio de Janeiro
O Carnaval do Rio de Janeiro é a festa mais conhecida e é também, considerado pelo Guiness Book, o maior carnaval do mundo.
É no Rio que temos o grande Desfile das Escolas de Samba, na Marquês de Sapucaí (Sambódromo). Beija-Flor, Portela, Grande Rio e Mangueira são uma das escolas mais esperadas.
Milhares de turistas invadem a cidade e, habitualmente, temos as câmeras de todo o mundo voltadas para nós.
Além do desfile, há alguns blocos que saem pelas ruas e arrastam milhares de pessoas, como é o caso do "Bloco da Preta" (Preta, de Preta Gil, uma cantora brasileira).

as escolas têm pouco mais de uma hora para chegar ao fim do sambódromo; fonte
  • Salvador
Salvador é uma cidade do estado da Bahia, conhecida como terra de todos os santos. É neste Carnaval que se apresentam, em cima de um trio elétrico, artistas/bandas como Saulo Fernandes, Tomate, Cláudia Leitte (a que cantou a música do Mundial 2014 com a Jennifer Lopes e o Pitbull) e também Daniela Mercury e Ivete Sangalo (as mais conhecidas e influentes fora do Brasil).
Os baianos têm, por si só, uma certa fama de namoradeiros mas, nesta altura, a Bahia é realmente o paraíso da folia, do amor, da festa. Creio que liberdade é uma das palavras que define - e muito bem! - o que é ser folião o que participa da folia em Salvador.
O axé é o género musical que predomina nesta festa.

este é o circuito Dodô, um dos circuitos por onde passam os trios; fonte

Como disse no início do post, eu gosto muito do Carnaval. Um dia, pretendo ir ao Sambódromo (Rio de Janeiro) e também a Salvador - creio que são emoções que, apesar dos ritmos diferentes (samba e axé), trazem uma emoção tremenda para quem gosta destas coisas, claro.
As leitoras brasileiras podem reagir do tipo "Ok, nós sabemos disso tudo...", mas como também tenho portugueses que lêem o blog, quis fazer este post para eles conhecerem melhor.

E vocês, gostam do Carnaval?
Um beijo e sejam sucesso! 

Like na página: "A Escrita e Eu" no Facebook
Segue no Insta: @jhenifferluiz

1 comentário:

  1. eu AMOOOO CARNAVAL, si pudesse iria em todos. Mas, tenho certeza que um dia vou para todos os carnavais deste país. Vamo que Vamo sambar muito (ou pelo menos tentar kkk).
    Adoreii seu post.
    Bjjs. *---*

    blog-quemsoueu.blogspot.com.br

    ResponderEliminar