2 de abril de 2015

Blog vs. Faculdade

(ou Trabalho vs Faculdade. Como queiram)

Olá pessoal !

Participo de alguns grupos (pretendo falar sobre eles em breve) de interação entre blogs e, dias atrás, levantou-se a questão de como conciliar a faculdade e o blog. Por isso, hoje quero falar-vos deste assunto. 


Bem, como todos sabem (e os que ainda não sabem, imaginam) a faculdade requer muito de nós porque o ritmo é a mil por hora e há matéria seguida de matéria, conteúdo atrás de conteúdo para estudar. Por outro lado, ter e manter um blog não é tarefa fácil porque, assim como a anterior, requer muita atenção, dedicação e tempo. 




No entanto, há que ter prioridades. No meu caso, e espero que no vosso também, a prioridade é a faculdade, sem dúvidas, mas, como é óbvio não quero abandonar a blogosfera. 

Ser organizado é fundamental. Confesso que não sou dessas que planejam tudo, todos os passos a dar no blog e essas coisas milimetricamente pensadas, prefiro ter mais liberdade e não ser tão escrava do sistema. Atenção: esta não deve ser a maneira mais correta e não estou a dizer para fazerem como eu, apenas dei o meu exemplo porque não consigo ser fiel à agenda ou à frequência que o blog necessita, mas deveria.




Ter um caderno ou uma pasta no computador onde possam anotar as ideias, é excelente. Eu escrevo tanto no caderno (quando se trata de poemas) como na pasta (quando se trata de publicações que fujam à poesia). É sempre bom ter este tipo de ajuda, é da maneira que não corremos o risco de esquecer uma ideia fantástica.

Não é bom ficar muito tempo sem publicar alguma coisa, e para quem se importa demasiado com números e estatísticas sabe perfeitamente que uma semana sem posts podem "levar o blog quase à falência". No meu caso, já fiquei (inclusive) mais de duas semanas sem dar as caras por aqui e , quando acontece este tipo de pausa, muitas vezes nem sei explicar o porquê (entenda aqui porque é que não escrevi "por quê" ou "por que") . Penso que seja por não estar inspirada, talvez.




Convém estabelecer, no mínimo dos mínimos, um dia (em que tenham um espaço livre) da semana para publicar algo "obrigatoriamente" (não queria utilizar esta palavra por ser exagerada, mas não encontrei outra)

Caso não haja dias livres, a pausa dos estudos pode ser aproveitada. Por mais que a pessoa diga que vai estudar 4 horas seguidas, na prática é quase impossível. É importante fazer uma pequena pausa e dedicar-se a outra atividade para que o cérebro descanse e, mais tarde, possa voltar aos estudos com mais qualidade e atenção. Nessa pausa, porque não escrever um bocado para um futuro post?





Gostaram? Não é tudo que se possa fazer, mas é uma parte do que precisa ser feito para ter harmonia entre um mundo e outro que não têm , necessariamente, que ser tão distantes um do outro. Também estou à procura de mais dicas para conciliá-los, quem quiser dar o seu conselho para fazê-lo, utilize o espaço destinado aos comentários :) 


11 comentários:

  1. Ter um blog é tão booooum que o esforço vale a pena!!! *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adriana, concordo plenamente! Duas vertentes que exigem imenso tempo e dedicação, mas um esforço para não deixar o blog de lado faz toda a diferença para que, como eu, ama o seu cantinho na blogosfera.
      Um beijo e volte sempre!

      Eliminar
  2. Perfeito!
    Perfeitas as dicas... seu blog é muito "simpático" pra se navegar. Gostosíssimo!
    Bjokas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Carolina, obrigada!
      Que amor de comentário. Fico feliz porque pretendo melhorar cada vez assim e , com comentários como o seu, só me dá mais motivos para seguir em frente com este meu cantinho na blogosfera.

      Um beijo,

      Eliminar
  3. Acredito que uma boa solução é acordar bem cedinho de manhã pra fazer os posts e usar o resto do dia para a faculdade e outras tarefas
    Visita o blog?Reflexoesdaminhamentedoida.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruna,
      Gostei do seu comentário, e essa solução me parece eficaz! Mas, e se a pessoa tiver dificuldades em acordar cedo?
      Visitei o seu blog e deixei um comentário num dos textos que li.
      Volte sempre!

      Um beijo,

      Eliminar
  4. Oi Jhenni,
    realmente, manter um blog dá muito trabalho! estou fazendo um post semelhante para o Mesa e para conseguir manter os posts e também as estatísticas, costumo deixar programado vários posts, daí entro no final de semana para responder comentários, comentar em outros blogs e programar mais alguns posts. A programação funciona bem pra mim, por conta do foco do meu blog, mas como sou uma pessoa meio desorganizada, demorei uns anos para descobrir a melhor forma de lidar com as responsabilidades, tanto é que já fiquei tempos sem postar...
    enfim...ótimo post!
    abraço

    http://mesadecafedamanha.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana !
      Obrigada pela visita e por partilhar a sua experiência e os seus métodos para manter o blog. Há muitas pessoas que utilizam esse método de programar os posts e deixar o fim de semana para responder a comentários; é uma maneira que parece ser bem eficaz!
      Temos em comum a desorganização ahah
      Volte sempre. Visitarei o seu blog.

      Um beijo,

      Eliminar
  5. Oi Jheniffer
    Sinceramente não sei como consegue fazer essas duas coisas faculdade e blogar, você disse a verdade quando citou que "da trabalho", mas compensa no final. Eu trabalho e escrevo no blog também, minha dica é usar as coisas que preciso estudar para o trabalho como pesquisa para criar posts. Eu sou professora e se preciso estudar sobre "arte gótica" vai aparecer algum post relacionado a isso no blog, mato dois trabalhos em um, e ainda fico mais empolgada pra estudar.
    Boa sorte nos estudos, sucesso!
    www.coisasdadebora.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Débora!
      É complicado, mas o amor pela futura profissão e pelo meu blog me ajudam a conciliá-los! Você disse que não sabe como faço faculdade e cuido do blog, mas, se pensar bem, você também faz duas coisas complicadas: cuidar do blog e trabalhar! Somos duas guerreiras ahah
      Obrigada pela visita e pelo comentário. Visitarei o seu blog.

      Um beijo,

      Eliminar