7 de agosto de 2016

Dicas para manter o blog atualizado

Olá,
Há um tempo atrás, fiz um post (aqui) onde expliquei que, ainda que seja uma blogger, o que escrevo aqui era transcrito de coisas de um caderno pessoal.
Atualmente, continuo a preferir o papel e a caneta como melhores amigos no que toca à escrita mas, confesso, que muitas coisas que publico no blog são escritas no momento, no próprio computador.
Só quem tem sabe como é difícil manter um blog atualizado. Temos uma vida fora da internet (faculdade, trabalho, falta de tempo...), por isso, quero deixar algumas dicas que adotei para mim como uma forma de facilitar e manter este espaço que é nosso
  • Programar posts

Resisti por um tempo a esta "estratégia". Via a programação de posts como algo não muito eficiente, uma vez que tinha a impressão de que dava às leitoras "palavras velhas". Agora, sei que isso não tem nada a ver!
Programar é uma grande ajuda. Quem está na faculdade ou até mesmo na escola, sabe que há ali momentos em que ficamos cheios de trabalhos para fazer, entregar e apresentar. Quando se chega a esse momento, ter uns posts programados é a nossa salvação! Não precisamos de nos preocupar com "preciso escrever algo, caso contrário o blog ficará sem conteúdo, vazio". Quando programamos, só temos que estar atentas à divulgação do que foi publicado, o que já é um avanço  e uma preocupação a menos.
  • Anotar as ideias
fonte
Bloqueio criativo. Já ouviram falar? Já passaram por algum? Eu passo por vários com alguma frequência. É horrível quando precisamos escrever e não temos ideias ou sequer a noção do que poderíamos falar. É como se a vontade fosse tanta, que chega ao ponto de bloquear o nosso lado criativo.
Para isso, optei pelo seguinte: anotar todas as ideias que tenho numa pasta do computador destinada ao blog ou num caderno. Mesmo que anotem numa pasta, convém andar com alguma coisa na mala bolsa porque, como disse no outro post : a inspiração não escolhe nem hora nem local para aparecer. Não podemos deixá-la escapar!

  • Visitar outros blogs
fonte
Esta é o tipo de dica em que junto o útil ao agradável. Quando vejo um post interessante, incluo no "A Escrita Recomenda", ou seja, publico na página que o blog tem no facebook. Ao visitar outro blog, podemos ter ideias para o nosso. Eu, por exemplo, já vi assuntos escritos por outras pessoas que, de uma maneira diferente, acabei por trazê-los para o "A Escrita e Eu". Isso acontece com as tags, por exemplo.
Mas há uma coisa importante: não esquecer de mencionar o blog ou site de onde tiraram a ideia. 


Vocês utilizam alguma destas "técnicas" para manter o blog?


Um beijo e sejam sucesso! 
Like na página: "A Escrita e Eu" no Facebook
Segue no Instagram: @jhenifferluiz
Segue no Snapchat: jhenluiz














1 comentário:

  1. A única coisa que não faço é programar postagem pois me perco, coloco sempre no rascunho e publico no dia que eu achar melhor. Visitar blogs sempre que possa faço, as vezes demoro a vir pois são muitos blogs mas quando venho vou em mais de um post, afinal se eu segui o blog foi porque eu gostei do conteúdo, não sou seguidora fantasma, vai lá segue e nunca mais aparece, ou faz troca de seguidor. Eu venho mesmo e acho importante visitar os colegas.
    bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderEliminar