4 de outubro de 2015

Personalidades portuguesas que os brasileiros deveriam conhecer


Como todos já sabem, sou brasileira mas cresci em Portugal. Alguns amigos perguntam-me sobre como era morar lá, quem são as pessoas importantes do país e todas essas curiosidades que temos para com um país que não conhecemos.
Por esse motivo, decidi escrever de vez em quando aqui no "A escrita e eu" curiosidades de Portugal que os brasileiros não conhecem, assim como curiosidades aqui do Brasil que os portugueses desconhecem.

Bom, neste primeiro post escrevo sobre seis personalidades portuguesas que os brasileiros deveriam conhecer. Escolhi diferentes personalidades marcantes, bastante famosas por lá.

Sem qualquer ordem (quer alfabética, quer de preferências), aqui está:


  • Eunice Muñoz
a Eunice é uma das atrizes mais respeitadas no país; fonte

Batizada por Eunice do Carmo Muñoz, tem 87 anos e é uma grande atriz portuguesa. Atualmente,  a Sra Eunice está um pouco afastada da televisão e do teatro devido ao frágil estado de saúde em que se encontra. A última novela em que participou foi a "Destinos Cruzados" (2013, TVI).
Apesar de estar a passar por um momento delicado, esta senhora mostra a sua força e esperança ao escancarar um sorriso no rosto, sempre que possível. 

"Sempre me interessou mais o lado artístico do que o material. Queria interpretar grandes textos. Ainda hoje não consigo dizer que não a um bom texto"


  • José Saramago
José Saramago, escritor: fonte

José de Sousa Saramago, foi um importantíssimo escritor português. Saramago recebeu alguns prémios (prêmios) como o Nobel da Literatura (1998) e o Prémio Camões (1955) que é o mais importante prémio literário da língua portuguesa. José Saramago era muito ligado à religião e, por isso, polêmico devido às declarações que fazia. Entre as suas obras mais conhecidas estão "O evangelho segundo Jesus Cristo" e "Caim".

"De que adianta falar de motivos? Às vezes basta um só, às vezes nem juntando todos"



  • Alexandra Lencastre
a Alexandra é bastante simpática e carismática; fonte

Com um vasto e reconhecido currículo, Alexandra Lencastre é uma atriz portuguesa. Já fez inúmeros trabalhos na televisão, teatro e cinema português.
É uma atriz respeitada tanto pelo talento quanto pelo carisma que prende o seu público à televisão. A belíssima Alexandra participa atualmente na telenovela "A Única Mulher" (TVI) onde interpreta a Pilar Sacramento, antagonista da história.
De olhos azuis e sorriso cativante, a atriz ficaria bem em qualquer ecrã do mundo.

"Nós, actores, somos simultaneamente exibicionistas e hiper-críticos connosco. Gostamos pouco de nós próprios. Se calhar, por isso temos a necessidade de nos transformarmos neste e naquele."


  • Salgueiro Maia
o soldado é sinónimo de coragem; fonte


Fernando José Salgueiro Maia, conhecido por Salgueiro Maia, é, sem dúvidas, um dos ícones de valentia em Portugal. O soldado foi um dos capitães portugueses que comandou o Movimento das Forças Armadas (MFA), responsável pela tão marcante Revolução dos Cravos ( ou Revolução do 25 de Abril - o dia em que Portugal saiu da ditadura).
O que dizer de um homem que garantiu a liberdade de expressão de um país? Se não fosse ele, este blog "A escrita e eu" jamais poderia ser registado (registrado) como um blog português.
Obrigada, Salgueiro Maia!


"Não se preocupem com o local onde sepultar o meu corpo. Preocupem-se é com aqueles que querem sepultar o que ajudei a construir."



  • Simone de Oliveira
esta é a D. Simone de Oliveira, uma das vozes de Portugal; fonte

Portugal tem belas vozes. Simone é uma delas. Esta senhora é uma cantora e atriz portuguesa, sendo mais conhecida pela primeira profissão. A sua trajetória pela vida tem sido marcada por altos e baixos, mas há algo que está sempre no auge: a voz. 
Além do talento, a cantora tem uma personalidade muito forte. As suas opiniões são muito respeitadas no país.
A Simone representou Portugal no Festival Eurovisão de 1969 (o evento reúne representantes de todos os países da Europa, para que um seja eleito com a melhor canção e interpretação) com a música "Desfolhada portuguesa", imortalizada pelo talento da intérprete considerada a "Rainha do Rádio".

"Não gosto de cargos nem de títulos. Gosto de pessoas."



  • Filipe La Feria
um grande senhor, dono de um imenso talento; fonte

Filipe La Feria é um encenador e dramaturgo português. O senhor Filipe é, indiscutivelmente, um dos maiores talentos portugueses.
É através das suas peças de teatro que Filipe La Feria leva emoção, levanta lutas e mostra o que é a verdadeira arte ao público dos mais renomados teatros em Portugal.
Entre os seus trabalhos estão "Amália", "Pierrot e Arlequim" e "Um violino no telhado". Adoraria ter visto o musical "Jesus Cristo Superstar", mas infelizmente não fui. Lembro-me de algumas cenas exibidas na televisão cheias de luz e muita música. Lindo de se ver!
Foi condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem de Mérito, que é um reconhecimento pelo serviço meritório de interesse em favor da coletividade. 
O mundo deveria aplaudir Filipe La Feria!


"Andamos sempre à procura dos paraísos perdidos que às vezes só existem na nossa cabeça mas para os quais só olhamos com uma ternura nostálgica"



Estes foram os nomes que considerei interessante apresentar-vos. São personalidades marcantes de Portugal que, cada um à sua maneira, têm coisas a ensinar seja pelo talento e excelência ao exercer a profissão ou até mesmo pelo comportamento que têm como pessoas e cidadãos.
Gostaram?











4 comentários:

  1. Que interessante saber que você cresceu eu em Portugal, Jheniffer! Em 2013, uma amiga minha foi morar lá e voltou esse mês com várias histórias para contar.

    Achei muitíssimo interessante o post, adoro conhecer pessoas e achei a Simone uma graça :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Mel,
    Pois é, eu vivo lá e cá e sou muito grata pela oportunidade que a vida me deu de poder ter contato com essa outra cultura, com outras pessoas, com outro país.
    O país é encantador, cheio de histórias para contar, por isso, imagino que a experiência da sua amiga tenha sido positiva.
    Obrigada pela visita!

    Um beijo,

    ResponderEliminar
  3. Oi, Jheniffer! Achei sua iniciativa muito legal, parabéns! Tenho avós portugueses, mas nunca fui em Portugal. Das personalidades que você citou, só conhecia o Saramago. Agora sei mais um pouquinho de lá :)

    Beijos,
    marrispe.com.br

    ResponderEliminar
  4. Olá Karoline!
    Portugal é um país lindo. É perfeito? Não! Mas é um lugar maravilhoso, cheio de histórias e boas pessoas.
    O Saramago é um ícone da literatura, por assim dizer. Fiquei muito feliz por você, através do post, ter conhecido mais um pouco sobre o país que me viu crescer. Novos posts virão!
    Em relação aos teus avós, se você quiser, envia um email para blogescritaeeu@gmail.com e me conta alguma história interessante que eles tenham vivido por lá.
    Um beijo,
    nos vemos no marrispe.com :)

    ResponderEliminar