14 de junho de 2015

A Escrita Entrevista - Carolina

Hoje, o blog  apresenta uma novidade que há muito vem a idealizar.



"A Escrita Entrevista" é um projeto que, caso vocês gostem e dê resultado, quero manter neste nosso espaço. Consiste numa entrevista que faço a alguém (quer seja uma blogger ou outra pessoa que me desperte interesse) composta, inicialmente (porque posso variar a quantidade conforme o feedback recebido) por 9 perguntas rápidas e objetivas.


A nossa primeira entrevistada é a Carolina (Blog da Cocas), de 18 anos, que é estudante de design e faz layouts para blogs da plataforma Blogger, gratuitamente. A Carolina é parceira aqui do "A escrita e eu" e entrego-lhe os cuidados do nosso layout



(Blog "A Escrita"): Carolina, há quanto tempo tens o teu blog? 

(Carolina)Tenho o meu blog há 4 anos.




Como surgiu a ideia de viver neste mundo da blogosfera? Foi difícil escolher o nome do blog?

(Carolina): Nunca me passou pela cabeça escrever para as outras pessoas lerem, muito menos num sitio tão abrangente como a internet. No entanto, em 2011, numa aula de português foi me proposto que escrevesse um texto sobre a minha familia para que na semana seguinte o apresentasse á turma. A apresentação foi um sucesso! Todos (sem excepção) choraram e uma amiga minha disse-me baixinho “devias pôr-te a escrever um blog com isto” e assim foi. A escolha do nome e consequentemente do link foi muito complicada, fartei-me de mudar mas agora, ao fim de 4 anos o nome e o link já fizeram o tal “click”.


Apesar de ter um blog, a Carolina opta pela privacidade


Qual foi a intenção inicial da criação do blog?
(Carolina): A intenção inicial foi contar a minha vida, uma especie de diário anónimo onde se contasse como é ser uma menina que cresceu sem pai e que sofreu bullying durante 5 anos. Ao longo destes anos o formato do blog já mudou um pouco, porque na minha vida tal como na de qualquer adolescente, todos os dias há coisas novas para contar. Porém, nunca deixou de ser um blog pessoal e sem intenções de se tornar em algo mais sério.



Sempre usaste a plataforma do Blogger? Só trabalhas nessa ou também fazes projetos para outras, como o Wordpress , por exemplo?
(Carolina): Não me identifico com outro tipo de plataformas e como não sei como funcionam, não me sinto apta a trabalhar com elas. 


És parceira aqui do “A escrita e eu” e és tu que cuidas do nosso layout. É difícil teres ideias para novos projetos relacionados ao design? Por exemplo, quando encontras uma pessoa indecisa, como chegam a um acordo na decisão das cores e tudo o que envolve um layout? 
(Carolina): Confesso que tenho dias em que nem me apetece ligar o computador para trabalhar devido à falta de ideias. Normalmente, quando sou contactada, o cliente tem mais ou menos uma ideia base e é daí que eu começo a traçar esboços e a planear o projeto. Nas situações de indecisão que já me passaram pelas mãos foi me sempre pedida a minha opinião tanto pessoal como profissional e nesses casos, por norma opta-se sempre pelo mais simples e coerente de forma a trazer um “bom ar” á página em questão.


é desta secretária rosa que nascem os projetos para os blogs

Porque não cobras pelo teu trabalho? Pensas em começar a pedir algo por isso? 
(Carolina): Porque ainda não me sinto apta o suficiente para cobrar pelo que faço. A comparar com muitos designers de blogs que andam aí, eu não sei fazer quase nada e cobrar arriscando-me a depois não saber fazer o que me pedem seria muito mau. Penso em começar a estabelecer preços quando acabar o curso e já souber fazer mais coisas, aí sim irei pensar nisso mais “a sério”.


Quais são as tuas exigências quando aceitas ajudar alguém no blog? Qualquer pessoa pode entrar em contacto contigo? 
(Carolina): O que peço em troca nunca considerei como uma exigência uma vez que não é um serviço pago, no entanto peço sempre que não retirem os créditos do layout e que caso fiquem satisfeitos, divulguem.


Qualquer um pode ser designer?
(Carolina): Não, de todo! Ser designer é muito mais complicado do que abrir um programa e desenhar umas coisas giras para depois aplicar num cartão de visita, uma página web, etc. Um designer tem de ter paciência e nunca desistir ao primeiro erro que encontrar. A juntar á paciência tem de se ser muito criativo caso contrário, não irá resultar. 


Carolina, além de acabar o teu curso de Design (sei que serás uma excelente profissional!), quais são as tuas metas e sonhos para os próximos anos ? 
(Carolina): Em primeiro lugar, como disseste, será mesmo acabar o meu curso de design que neste momento me ocupa 9 a 10 horas por dia. Mais tarde em termos profissionais gostava de me especializar na área do design de blogs ou numa grande paixão minha também ela envolvida no curso que estou a tirar...a fotografia! Em termos pessoais quero muito ser mãe, que arrisco-me mesmo a dizer ser o maior sonho que tenho. 


Qual é a mensagem que deixas não só às seguidoras aqui do “A escrita e eu”, mas também às outras bloggers que, como eu, não percebem muito de layouts e sonham em ter um que seja a sua cara? 
(Carolina): Em primeiro lugar acho muito importante que o vosso blog seja a vossa cara, independentemente do fim que tenha (pessoal, profissional, etc) caso contrário, com o tempo, não se vão conseguir identificar com ele. Em segundo lugar, caso não possam pagar a um designer ou não encontrem ninguém que consiga fazer o que desejam sem custos, devem investigar. Existem muitos tutoriais e livros sobre HTML e design que podem tornar as coisas bastante simples.


Esta é a Carolina, que está sempre disposta a ajudar. Ela é portuguesa e mora em Portugal, mas, o seu trabalho vai além fronteiras, como acontece aqui no blog.
Espero que tenham gostado e, qualquer coisa, já sabem: Blog da Cocas!

6 comentários:

  1. Jenny gostei tantooooo! Muito muito obrigada!!!!
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
  2. Linda entrevista , ela deve ser muito legal mesmo pois ajuda no layout . Sucesso.
    http://sweetsafira.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manu,
      obrigada pelo elogio! Ela é uma graça de pessoa, sempre disposta a ajudar quem precisa.
      Visitarei o seu blog.

      Um beijo,

      Eliminar
  3. Muito sucesso para vc!!
    Beijos
    http://tainarasworld.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tainara!
      Muito obrigada, desejo o mesmo para você!
      Visitarei o seu blog.

      Um beijo,

      Eliminar