14 de setembro de 2013

O Pequeno Grande Homem

Entre um beijo e outro
A chama da paixão se acendeu.
Meses depois, a mulher dá a notícia:
- "Estou à espera de um filho teu!"

Dia após dia,
Ano após ano,
As conversas do casal 
Passaram a ser de mau tom.
E eles nem se lembravam
Que, para a criança, isso não era bom.

Todas as noites a criança ouvia os gritos da mãe,
Enquanto o seu pai lhe batia.
Por socorro ela gritava,
Mas nunca ninguém aparecia.
A criança só e abandonada,
Era a espectadora daquela covardia.

Sentia-se só ao assistir aquela cena,
Pois da mãe o seu pai não tinha pena.

A criança solitária,
Com o passar do tempo,
Tornou-se num "homem" feito.
Cansado de ver a mãe sofrer,
Pensou que à paz ela tinha direito.

O Pequeno Grande Homem
Fez 8, 13 e de seguida os 16,
Até que na noite do seu aniversário
Decidiu acabar com aquela desgraça
De uma só vez.

Mesmo sendo aquela
Uma noite especial,
Assim como todas as outras
Não pôde faltar o duro ritual.
Mas agora tudo era diferente:
Quem assistia, já não era inocente.

Quando olhou pela fechadura da porta,
Viu o seu pai a levantar a mão.
A ex-criança, de imediato,
Ajoelhou-se e a Deus pediu perdão.

Pediu perdão por algum motivo,
Dali, talvez ninguém sairia vivo.

Levantou-se e foi até à sala.

Sem mais demoras,
E em menos de uma hora,
Pôs na mão esquerda um brinquedo:
Uma pistola.

Sem pensar duas vezes
E em total desespero
À cabeça do pai o Pequeno Grande Homem disparou.
Foi assim, desta forma,
Que a última discussão do pai e da mãe
Acabou.

A mãe ficou paralisada
E no que aconteceu ela não quis acreditar.
O seu Pequeno Grande Homem
Sacrificou-se por ela e isso não havia maneira de explicar.

O rapaz,
Com 16 anos acabadinhos de fazer,
Pôs o polegar no pulso do pai e viu que já nada havia a fazer.
Mesmo assim, 
Vendo o pai de olhos fechados
E esticado no chão
As últimas palavras quis dizer:

- "Pai, durante algum tempo
Foste o meu herói.
Estou a usar o pretérito,
E nem sabes o quanto me dói.
Hoje completei os meus 16 anos,
E desta data irei sempre recordar.
Antes de puxar o gatilho orei a Deus
Mas não sei se ele me irá perdoar,
Pois foi ao tirar a tua vida
Que a da mãe consegui salvar..."




6 comentários:

  1. lindo Jhenny, keep up the good work ! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Continue a visitar o "A escrita e eu" e ponha "like" também na nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/blogaescritaeeu !

      Eliminar
  2. muito bom , muito emocionante, vc tem o jeito de escrever poemas mais ou menos igual o meu, parabéns, gostaria que vc visitasse meu blog de poemas que to começando a fazer se interessar http://a-escrita-e-eu.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, Vinicius!
      Visito, claro, basta enviar o endereço do seu blogue.
      Continue a visitar o "A escrita e eu" e curta também a página do Facebook: https://www.facebook.com/blogaescritaeeu

      Eliminar
  3. Muito bom!!!
    Pode seguir meu blog?
    http://jovemdoidapoeta.blogspot.com.br/
    OBG!!
    Abrçs!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Continue a visitar o "A escrita e eu" e curta também a página do Facebook: https://www.facebook.com/blogaescritaeeu

      Eliminar