Olá!
Hoje quero falar sobre um assunto que tanto repercute entre os bloggers e entre pessoas que utilizam as redes sociais e estão presentes nesta vida de internet.
Nem toda a gente vive do blog porque nem todos os blogs são conhecidos. Este, por exemplo, de famoso não tem nada porque o que temos é o reconhecimento dos nossos (talvez) pequenos leitores e isso já nos basta!
Nem todas as pessoas entram na blogosfera com o intuito de escrever para os outros, mas sim, de receber dos outros. Muitas pessoas, levadas pelo que os blogs famosos espelham, vêem esta vida de blogger como uma oportunidade de receber mil e um presentes semanais (estou a ser simpática, até) e uma carrada de seguidores. Enquanto não atingem esse patamar, invadem o espaço de pessoas que realmente gostam de escrever e partilhar histórias com coisas de "segue e sigo de volta".
![]() |
o troca-troca é a esmola online; fonte |
Aliás, não é só a blogosfera que é bombardeada com estes aproveitadores. Vemos diariamente em canais do Youtube e perfis do Instagram , por exemplo, pedinchões que imploram "por favor, segue de volta?"; há aqueles que em vez de ir direto ao assunto, fazem questão de pôr um elogio qualquer no início da frase, para ficar algo personalizado e, assim, distribuírem um "que linda! segue de volta?" para todos os perfis que encontrarem pela frente.
Em blogs, os visitantes oportunistas sequer se dão ao trabalho de ler, no mínimo, um parágrafo (que seja!) do post que escrevemos e, à semelhança do pessoal do Instagram, têm a coragem de deixar comentários padronizados em todos os blogs onde eles vêem uma oportunidade de divulgar o seu produto.
Como tudo, há sempre um outro lado a apontar.
Esta semana, tive um pequeno mal entendido com uma visitante que veio aqui ao "A escrita e eu". A Karoline (conheçam o "A pequena Ka") fez um comentário que eu interpretei mal porque, por instantes, pensei que se tratasse de mais um spam e, inclusive, usei essa experiência para comentar em um grupo de interação de blogs que participo.
Enfim, a Karoline era inocente; é uma leitora que, para minha felicidade, se tornou seguidora do "A escrita".
Por isso, além de apontar os males deste sistema de trocas que se instalou, também quero com este post alertar para os enganos que possam vir a acontecer.
![]() |
nem sempre é spam, por isso, há que ter cuidado; fonte |
Todas as semanas vejo o feedback que o blog recebe, quer seja por comentários no blog, na página do facebook, o que as pessoas falam pessoalmente ou por outro meio qualquer. Há um dia na semana que dedico para responder a todos que passam por aqui e deixam essa passagem marcada de alguma maneira. Além de responder "aos meus", também visito os blogs que estão na minha lista de leitura e regresso aos que comentei, para ver se o administrador ou escritor (ainda não sei como chamar às pessoas que cuidam dos blogs haha) respondeu ao que deixei no espaço deles (é verdade! Tenho um documento no computador com o nome de "Respondeu" que contém uma lista de blogs por onde passei e fico um pouco triste - com o exagero da palavra - quando vejo que a pessoa não me disse nada).
Para concluir, quero que fique bem claro que querer brilhar não é nenhum crime, apenas tentem adquirir esse brilho sozinhos e honestamente.
Não comentem apenas por comentar, não gastem tempo a fazer publicidade barata porque não há nada melhor do que ser realmente feliz com aquilo que se faz e ser reconhecido (nem que seja por apenas uma pessoa) pelo que escrevemos.
É muito fácil elogiar e alegrar-se com uma crítica positiva, mas se esse elogio fizer parte do troca-troca, será uma ilusão e em nada acrescentará. A escrita é demasiado importante para mim para que eu a desvalorize com uma troca de favores desse nível.
Bora escrever por amor?
![]() |
escrever é puro amor; fonte |